Bárbara Ingrid Alves da Silva
Fernanda de Almeida Gonçalves
Raphael Maciel Vilela
Renée de Araújo Júnior

Acadêmicos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UNIFENAS
Participantes do NUT – Núcleo de Tecnologia da UNIFENAS

Na JSConf 2009 Europeia, um programador jovem chamado Ryan Dahl, apresentou um projeto em que estava trabalhando, Node.js. Este projeto era uma plataforma que combinava a máquina virtual JavaScript V8 da Google e um laço de eventos. O projeto apontava para uma direção diferente das outras plataformas em JavaScript que rodam no servidor: todos I/O primitivos são orientados a evento, isto é, o fluxo de instruções do programa é guiado por indicações externas chamadas eventos. Aproveitando o poder e a simplicidade do Javascript, isso tornou tarefas complexas como escrever aplicações assíncronas em tarefas fáceis.

Node.js é uma plataforma construída sobre o motor JavaScript do Google Chrome, para facilmente construir aplicações de rede rápidas e escaláveis. Node.js usa um modelo de I/O direcionada a evento não bloqueante que o torna leve e eficiente, ideal para aplicações em tempo real com troca intensa de dados através de dispositivos distribuídos.

Muitos programadores foram ensinados a acreditar que a programação orientada a objetos é um modelo de programação perfeito e a não usarem nada mais. O Node.js estende ainda mais este paradigma,.trabalhando com a programação orientada a eventos.

JavaScript é uma excelente linguagem para programação orientada a evento, porque permite funções anônimas e encerramentos, e o mais importante, a sintaxe é familiar para quase todos que já programaram na vida. As funções de callback, que são chamadas quando um evento ocorre, podem ser escritas no mesmo lugar onde se captura o evento. Fácil para desenvolver, fácil para manter. Sem frameworks complicados de orientação a objeto, sem interfaces, nenhum potencial para o excesso de arquitetura de qualquer coisa. Basta escutar um evento, escrever uma função de callback, e o Node.js toma conta de tudo.

Vale a pena conhecer e aprofundar os estudos nesta tecnologia já aderida por grandes empresas como WalMart, Groupon, Microsft, Pay Pal, LinkedIn, entre outras. É uma forte realidade de mercado com ótimos salários para desenvolvedores qualificados para tal.