Foi realizada, no último dia 16 de setembro de 2010, uma visita técnica à empresa de telefonia OI de Alfenas, pelos alunos do quarto período de Bacharelado em Ciência da Computação, como parte das atividades da disciplina Comunicação de Dados, ministrada pelo prof. Celso de Ávila Ramos.

DSC02923

A visita, já realizada também no ano anterior, com enorme aproveitamento por parte dos alunos, teve como objetivo apresentar, aos acadêmicos, a estrutura física do ambiente de comunicação de dados e telefonia da empresa, associando a apresentação ao conteúdo ministrado em sala de aula.

A apresentação foi conduzida pelo Gestor de Operação e Manutenção Edson de Paula Bueno, que demonstrou aos alunos, além da topologia de rede empregada pela empresa, o funcionamento de vários dispositivos de comunicação como modens, multiplexadores e roteadores, bem como meios físicos de transmissão como fibras óticas, cabos coaxiais e par trançado, destacando as características e finalidades de cada um.

DSC02926 DSC02924

Os alunos também puderam identificar conceitos estudados nas aulas teóricas e mostraram-se bastante entusiasmados com esta experiência. Tal entusiasmo pode ser medido pela quantidade de questionamentos direcionados ao gestor de operação e manutenção.

DSC02928 DSC02929

As informações a respeito do funcionamento real de um ambiente de comunicação de dados estenderam a compreensão dos fundamentos estudados e gerou discussões que contribuíram significativamente na construção de conhecimento dentro da disciplina Comunicação de Dados.