Primeiro projeto: o Sistema Residencial Para o Controle e Economia de Água.

Grupo: Ediara Avila Romes da Silva, Hiago Francisco Oliveira, Ingrid Vieira Alves , Fabrício Moreira Oliveira, Jéverson Gabriel Abreu  e Júlio Evangelista Silva

Neste projeto os alunos do sexto período utilizaram o Arduíno para definir um limite diário do consumo de água e informar se este foi ultrapassado ou está abaixo do limite definido. Assim, se o limite for atingido, o reservatório será fechado automaticamente. Caso esteja vazio ou com o seu limite abaixo do normal, a água será liberada. Esse projeto sustentável pode ser utilizado para controle de gastos com a conta de água, auxiliando a população no dia a dia.

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Segundo projeto: Semáforo Sônico

Grupo: Diego Pereira, Diego Paiva, Jonathan Marques e Lucas José

Neste projeto voltado à acessibilidade, os alunos do sexto período desenvolveram um semáforo com alarme sonoro para que as pessoas com deficiência visual possam andar com mais liberdade nos lugares com trânsito intenso.

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Terceiro projeto: Controle De Luz Por Palmas

Grupo: Yago de Oliveira Silva e Souza e Hudson Rodrigues

Neste projeto, os alunos do sexto período desenvolveram um dispositivo para simplificar atividades domésticas, como acender uma luz ou ligar eletrodomésticos. O dispositivo ativa aparelhos eletrônicos a partir do ato de bater palmas. Desta forma, os usuários do sistema não precisam sequer tocar em interruptores ou botões para ligar ou desligar seus aparelhos domésticos, basta bater palmas.

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Quarto projeto: Prototipagem De Uma Trena Eletrônica Open-Source

Grupo: Bruno dos Santos Gomes, Jean Aparecido Silva de Oliveira e Jean Carlos Fernandes

Neste projeto os alunos do sexto período desenvolveram uma trena capaz de calcular a área de um local fechado por meio do clique em um botão. O sistema é composto por sensores ultrassônicos capazes de medir distâncias. A utilização do microcontrolador do Arduino permite calcular de forma prática a área do ambiente e exibi-la em um display. Este projeto pode ser utilizado por profissionais da Construção Civil, Engenharia e Arquitetura.

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Quinto projeto: Frequência Cardíaca Via Sistemas Embarcado

Grupo: Antônio Marçal, João Toledo Lion, Lucas Domiciano Silva, Marcelo Augusto, Matheus Augusto e Patrick Ferreira

Neste projeto os alunos do sexto período utilizaram um sensor ECG (eletrocardiograma) dentro dos conceitos de sistemas embarcados para auxiliar atletas e pacientes hipertensos. Com o aumento no número de doenças cardíacas em todo mundo, é de suma importância um sistema que consiga remotamente avaliar a atividade de um coração, seja de um paciente já hipertenso ou apenas por prevenção. Este é um projeto de loT (Internt da Coisas), tecnologia que está cada vez mais presente no nosso dia a dia.

 

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Sexto Projeto: Casa Sustentável

Grupo: Alysson Marques Júlio, Gleison Alves Cabral, Jhony Felipe Ferreira de Souza, Raphael Maciel Vilela e Renan Higor Vilela e Santos

Neste projeto os alunos do sexto período desenvolveram um sistema de automação residencial, onde o usuário do sistema terá todo o controle da sua residência via Smartphone ou Web. O uso de sistemas embarcados possibilita uma enorme expansão de possibilidades na questão de automação residencial. É certo que este campo ainda há de crescer muito.

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Sétimo Projeto: Domótica e o Ciclo da Água

Grupo: Cleiton Sousa, Raphael Pereira Duarte e Douglas Tiburso

Neste projeto os alunos do sexto período desenvolveram um sistema para uma casa ecológica. Com o uso da tecnologia de um sistema embarcado, a casa ecológica aproveita a água da chuva para abastecer os reservatórios para uso futuro, entrando assim no conceito de domótica, que é a junção dos termos “domus” (casa) e robótica.

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Oitavo Projeto: Sistemas de Segurança para Exposição de Jóias

Grupo: Jeferson Prado Marques, Mayra Magalhães, Victória Reis e Vinicius Ribeiro

Neste projeto, os alunos do sexto período desenvolveram um sistema antifurto aplicável em estabelecimentos comerciais como loja e joalherias. Para tanto, utilizaram o microswitches, um periférico capaz de detectar pequenos movimentos, como a retirada de uma redoma de proteção, por exemplo. Esse projeto possibilitou que se compreendesse, na prática, diversas maneiras de se proteger algo valioso.

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