Primeiro projeto: o Sistema Residencial Para o Controle e Economia de Água.
Grupo: Ediara Avila Romes da Silva, Hiago Francisco Oliveira, Ingrid Vieira Alves , Fabrício Moreira Oliveira, Jéverson Gabriel Abreu e Júlio Evangelista Silva
Neste projeto os alunos do sexto período utilizaram o Arduíno para definir um limite diário do consumo de água e informar se este foi ultrapassado ou está abaixo do limite definido. Assim, se o limite for atingido, o reservatório será fechado automaticamente. Caso esteja vazio ou com o seu limite abaixo do normal, a água será liberada. Esse projeto sustentável pode ser utilizado para controle de gastos com a conta de água, auxiliando a população no dia a dia.
Segundo projeto: Semáforo Sônico
Grupo: Diego Pereira, Diego Paiva, Jonathan Marques e Lucas José
Neste projeto voltado à acessibilidade, os alunos do sexto período desenvolveram um semáforo com alarme sonoro para que as pessoas com deficiência visual possam andar com mais liberdade nos lugares com trânsito intenso.
Terceiro projeto: Controle De Luz Por Palmas
Grupo: Yago de Oliveira Silva e Souza e Hudson Rodrigues
Neste projeto, os alunos do sexto período desenvolveram um dispositivo para simplificar atividades domésticas, como acender uma luz ou ligar eletrodomésticos. O dispositivo ativa aparelhos eletrônicos a partir do ato de bater palmas. Desta forma, os usuários do sistema não precisam sequer tocar em interruptores ou botões para ligar ou desligar seus aparelhos domésticos, basta bater palmas.
Quarto projeto: Prototipagem De Uma Trena Eletrônica Open-Source
Grupo: Bruno dos Santos Gomes, Jean Aparecido Silva de Oliveira e Jean Carlos Fernandes
Neste projeto os alunos do sexto período desenvolveram uma trena capaz de calcular a área de um local fechado por meio do clique em um botão. O sistema é composto por sensores ultrassônicos capazes de medir distâncias. A utilização do microcontrolador do Arduino permite calcular de forma prática a área do ambiente e exibi-la em um display. Este projeto pode ser utilizado por profissionais da Construção Civil, Engenharia e Arquitetura.
Quinto projeto: Frequência Cardíaca Via Sistemas Embarcado
Grupo: Antônio Marçal, João Toledo Lion, Lucas Domiciano Silva, Marcelo Augusto, Matheus Augusto e Patrick Ferreira
Neste projeto os alunos do sexto período utilizaram um sensor ECG (eletrocardiograma) dentro dos conceitos de sistemas embarcados para auxiliar atletas e pacientes hipertensos. Com o aumento no número de doenças cardíacas em todo mundo, é de suma importância um sistema que consiga remotamente avaliar a atividade de um coração, seja de um paciente já hipertenso ou apenas por prevenção. Este é um projeto de loT (Internt da Coisas), tecnologia que está cada vez mais presente no nosso dia a dia.
Sexto Projeto: Casa Sustentável
Grupo: Alysson Marques Júlio, Gleison Alves Cabral, Jhony Felipe Ferreira de Souza, Raphael Maciel Vilela e Renan Higor Vilela e Santos
Neste projeto os alunos do sexto período desenvolveram um sistema de automação residencial, onde o usuário do sistema terá todo o controle da sua residência via Smartphone ou Web. O uso de sistemas embarcados possibilita uma enorme expansão de possibilidades na questão de automação residencial. É certo que este campo ainda há de crescer muito.
Sétimo Projeto: Domótica e o Ciclo da Água
Grupo: Cleiton Sousa, Raphael Pereira Duarte e Douglas Tiburso
Neste projeto os alunos do sexto período desenvolveram um sistema para uma casa ecológica. Com o uso da tecnologia de um sistema embarcado, a casa ecológica aproveita a água da chuva para abastecer os reservatórios para uso futuro, entrando assim no conceito de domótica, que é a junção dos termos “domus” (casa) e robótica.
Oitavo Projeto: Sistemas de Segurança para Exposição de Jóias
Grupo: Jeferson Prado Marques, Mayra Magalhães, Victória Reis e Vinicius Ribeiro
Neste projeto, os alunos do sexto período desenvolveram um sistema antifurto aplicável em estabelecimentos comerciais como loja e joalherias. Para tanto, utilizaram o microswitches, um periférico capaz de detectar pequenos movimentos, como a retirada de uma redoma de proteção, por exemplo. Esse projeto possibilitou que se compreendesse, na prática, diversas maneiras de se proteger algo valioso.