CategoryDisciplinas

Monitoria – Fenômenos Elétricos e Organização I – Material

Olá pessoal do 1o. Período !
Estou publicando a seguir, o material utilizado nas Monitorias de Fenômenos Elétricos e  Organização de Computadores I:

Monitoria01v

Monitoria02v

Monitoria03v

Monitoria04v

Monitoria05v

Monitoria06v

 

Dica para o trabalho de Tecnologia Internet

Atenção alunos do primeiro período.

Para os alunos que estão com dúvida sobre como inserir uma tag HTML em uma página de forma que o browser não interprete como tag, mas sim como texto, aqui vai a dica. Digite a tag entre os caracteres &lt; e &gt. Sendo que &lt representa o caracter “<” e &gt, o caracter “>”. Por exemplo,

&lt; br &gt;

Bom trabalho!

Prof. Celso

Fenômenos Elétricos

Provocações:

1. Como Millikan conseguiu medir a carga do elétron ?
2. Retire dois pedaços de fita adesiva de um mesmo rolo, levante-as e as aproxime. Observe que se repelem. Deixe que a parte adesiva de uma delas cole na parte brilhante não adesiva da outra e, em seguida, descole-as. Observe que agora, ao aproximá-las elas se atraem! Explique. Comente.
3. Explique o princícpio de funcionamento da máquina de Xerox.
4. Explique o princípio da pintura eletrostática.

Programação em Camadas – Parte II – Prof. Celso de Ávila Ramos

Muito bem. Vamos dar sequência à nossa prática de desenvolvimento em camadas.

Hoje, quero esclarecer quais são estas camadas e o que cada uma contém. Vamos lá?

Camada de interface: é onde se encontra a parte visual, com a qual o usuário irá interagir.

 

Camada de ações: é onde está o código com as funcionalidades dos componentes da interface. Em uma aplicação Web do Visual Studio, por exemplo, é onde estão as páginas aspx e seus respectivos códigos aspx.cs (escritos em C#). 

 

Camada de Negócios: é onde são representados, através de classes, os requisitos de negócio. Normalmente, as classes possuem somente os atributos das tabelas de um banco de dados e suas validações. A grande vantagem da plataforma .NET é que já existem componentes que fazem isto (Datasets, DataTables, TableAdapters), dispensando o desenvolvedor de definir estas classes. Estudaremos estes componentes mais à frente. Por hora, basta saber que eles existem e vão nos ajudar bastante no processo de acesso a dados. 

 

Camada de persistência: é a camada que contém as funcionalidades de acesso a dados. Nela, incluem-se as operações de inserção, consulta, alteração e exclusão nas tabelas. 

 

Camada de dados: é onde se encontra o banco de dados propriamente dito. 

Agora que já temos uma visão geral do desenvolvimento em camadas, é só aguardar o próximo post para por a mão na massa.

Até lá!

Programação em camadas – Parte I – Prof. Celso de Ávila Ramos

Olá. Para os alunos interessados em compreender e praticar programação em camadas, aqui vai um breve tutorial em C#. Este tutorial foi utilizado na disciplina Ferramentas de Desenvolvimento, mas como julgo importante para todos,estou disponibilizando aqui no blog. Não deixem de postar seus comentários com suas dúvidas e sugestões.

Uma prática de programação capaz de dividir uma aplicação em partes bem definidas e reutilizáveis é a prática de desenvolvimento em camadas.

 

Seu objetivo é extrair ao máximo da aplicação os recursos providos pela orientação a objetos, o que gera um código bem mais organizado e simples de gerenciar. Fundamentalmente, em um âmbito mais geral, uma aplicação pode ser organizada em 5 camadas.

 

Veja quais são no próximo post.