AuthorAline Julio Rodrigues

Caros calouros, do curso ciência da computação UNIFENAS, vocês deram um passo importante ao fazer o vestibular para ingressar na UNIFENAS. Tenham certeza de que aqui vocês vão construir um projeto de vida, garantindo um futuro com boas perspectivas e uma formação de excelência, que vai fazer a diferença no mundo do trabalho.

IMG-20180206-WA0014

Alunos da Ciência da Computação UNIFENAS presente em mais uma maratona de programação! Desta vez conquistaram o 3° lugar no pódio do festival Campus Party em SP. Parabéns!!!

27459721_2009532645982700_8407574051593966732_n27459196_2009532665982698_2945267250232507221_n27654986_2009532692649362_1572105547180056846_n

TCC – Apresentação Final – 8º Período – curso Ciência da Computação – Unifenas

1º Projeto – Deep Learning ( Rede Neural Convolucional Profunda)                           Acadêmico: Alexandre Soares Nunes                                                                                     Orientador: Marcos Alberto de Carvalho                                                                       Avaliadores: Profas: Flávia e Jaqueline

20171211_183455

IMG-20171211-WA0013

 

2° Projeto – Padrões S.O.L.I.D                                                                                                                            Acadêmicos: João Pedro Morais Moreira – Willian Cezar Aparecido Ribeiro                      Orientador: Prof. José Claudio de Sousa Reis                                                                                          Avaliadores: Profs. Marcos e Maurício

20171211_200110

20171211_205256

 

3º Projeto – PIME (Plataforma de Informação da Merenda Escolar)                                  Acadêmicos:  Gustavo de Paiva Caiafa – Matheus Ferreira Carvalho                                      Orientador: Profa. Jaqueline                                                                                                                            Avaliadores: Profas: Flávia e Patrícia

20171211_19580820171211_205618

4º Projeto – Monitor de Consumo Energético Residencial                                                              Acadêmicos: Cássio Elias de Sousa Figueiredo – Matheus Willin G. Carvalho                  Orientador: Prof. Wesley Natanael Gallo                                                                                                  Avaliadores: Profas: Jaqueline e Patrícia

20171211_205919

IMG-20171211-WA0018

 

5º Projeto – Sistemas Embarcados Para Leitura de Texto Digital Utilizando Método   Braille                                                                                                                                                            Acadêmicos: Denis Pereira – Roney Braz Rodrigues – Kelry Azevedo Fernandes    Orientador: Prof. Celso de Ávila Ramos                                                                                                Avaliadores: Profas: Flávia e Wesley

20171211_214204

20171211_222544

 

6º Projeto – DDD ( Domain Drive Design )                                                                                                  Acadêmica: Carolina Ferreira Cabral                                                                                                              Orientador: Prof. José Cláudio de Sousa Reis                                                                                            Avaliadores: Profs. Marcos e Maurício

20171212_183710

20171212_194103

 

7º Projeto – Informação Nutricional na Palma da Mão                                                                        Acadêmicas: Fernanda de Carvalho  – Letícia de Paula Silva                                                            Orientador: Prof. Celso de Ávila Ramos                                                                                                        Avaliadores: Profs. Francisco e Patrícia

20171212_190104

20171212_200007

 

8º Projeto – Sistemas de Gerenciamento de Mensalistas com Proposta de Análise de Crédito                                                                                                                                                                            Acadêmicos: Claudinei Pitta Irineu –  Rafael de Carvalho Oliveira –  Wagner Luis Lopes Roman – Nicholas Lorenzoni Batista                                                                                              Orientador: Prof. Celso de Ávila Ramos                                                                                                      Avaliadores: Francisco e Wesley

20171212_200126

20171212_204253

 

9º Projeto – Ficha Única de Saúde                                                                                                                    Acadêmicos: Rhuan Gonzaga da Cunha – Eduardo Elias Pereira – Gláucio Barbosa    de Souza – Vinicius Spneli Forzan Silva                                                                                                                Orientador: Prof. José Cláudio de Sousa Reis                                                                                            Avaliadores: Profs. Francisco e Wesley

20171212_202524

20171212_212920

 

10º Projeto – Estudo do Comportamento de Condutores Veiculares Por Meio de Redes Neurais Artificiais Utilizando Aforce e Pybrain                                                                        Acadêmico: Mauro Cesar Araújo Soares                                                                                                      Orientador: Prof. Celso de Ávila Ramos                                                                                                        Avaliadores: Profs. Marcos e Wesley

20171212_213829

 

20171212_221834

 

 

Esta noite é especial para todos nós, alunos, professores, pais e amigos.                                Esta é a noite em que vocês alunos vem aqui confirmar que o esforço feito em prol de uma boa educação valera realmente, cada gota de suor, cada lágrima, cada sorriso na construção do caráter de cada um de vocês, alunos da maior escola de todas, a vida.    O momento da formatura não é somente de festas em homenagem a primeira de muitas conquistas, mas também marca um ritual de passagem, quando a criança toma consciência do que é o estar no mundo e se preparar para a interação com ele.                Este é um dia especial para todos nós pela alegria desta etapa concluída com êxito, da perspectiva para o caminho vindouro. Não chegaram ainda ao final, pois a jornada é longa formandos, mas tenham a certeza de que o caminho futuro de todos vocês reserva gratas surpresas.

A coordenação, os professores e funcionários, do curso da Ciência da Computação Unifenas, desejam muito sucesso profissional e um futuro recheado de muitas felicidades para vocês.

 

Aos alunos do 2º Período do curso Ciência da Computação Unifenas, meus parabéns pelo trabalho desenvolvido, pela dedicação de todos.

Atividades Integradoras II – O Linguagem Scratch

20171130_223635 20171130_222045 20171130_221125 20171130_215507 20171130_214508 20171130_214501 20171130_212551 20171130_211311 20171130_205237 20171130_204011 20171130_201904 20171130_201035 20171130_200533 20171130_195712 20171130_194751 20171130_193856 20171130_192307 20171130_221125

Atividades Integradoras II Linguagem Scratch

Cada grupo do 2º Período do curso Ciência da Computação  ficou responsável pra mostrar na prática a linguagem scratch.

O primeiro grupo demonstrou, como funciona  a programação da linguagem  scratch no jogo: FlappyBird

20171205_165027

20171205_165049

20171205_165108

20171205_165123[1]

Integrantes do grupo: Alisson Andrey, Andre Reis e João Victor Rocha

20171130_204011

20171130_201035

O segundo grupo demonstrou, como funciona  a programação da linguagem  scratch no jogo: Labirinto

20171205_182811

 

20171205_182841

20171205_182915

20171205_182949

20171205_183203

Integrantes do grupo: Amanda Lapa e Matheus Gallo

20171130_222045

O terceiro grupo demonstrou, como funciona  a programação da linguagem  scratch no jogo: STAR WARS

20171205_185632

20171205_185802

20171205_185820

20171205_185840

20171205_185855

 Integrantes do grupo: Amanda Terra, Diego Reis, Gabriela Rocha e Hanna Silva

20171130_192303

O quarto grupo demonstrou, como funciona  a programação da linguagem  scratch no jogo: Basquete Matemático 

20171206_153732

20171206_154059

Integrantes do grupo: Dayverson Ramon, Maik Rodrigo Costa, Michel Campos e Sebastião Mayor

20171130_195712

20171130_201900

O quinto grupo demonstrou, como funciona  a programação da linguagem  scratch no jogo: Quiz

1

3

5

6

Integrantes do grupo: Amanda Antonieta, Bianca, Iago, Julia e Patrick

20171130_205240

O sexto grupo demonstrou, como funciona  a programação da linguagem  scratch no jogo: Jogo da Tabuada

20171206_184558

20171206_184710

20171206_184750

Integrantes do grupo: João Paulo Násser, Matheus Megda e Matheus Moraes

20171130_221125

O objetivo da Atividade Integradora foi conhecer e dominar está poderosa linguagem de programação que dizem ser para crianças, mas percebemos que gente grande também pode aprender e se divertir muito.

O Scratch surgiu em 2007 no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) exatamente para ser menos intimidante que as linguagens de programação típicas, mas que os especialistas da área apontam como um método tão poderoso e expressivo quanto um comum.
Fonte: Tecnologia – iG @ http://tecnologia.ig.com.br/2017-12-04/doodle-programacao.html

E que coincidência feliz! O Doodle desta segunda-feira (4), celebrou os 50 anos que as linguagens de programação para crianças foram introduzidas. Exatamente! Se você achou que a saga pela colheita de cenouras do coelhinho era apenas mais um game de entretenimento, se enganou.

Meus parabéns, aos alunos do 2º Período do curso Ciência da Computação Unifenas, vocês deram um show!!

Prof. Marcos Alberto de Carvalho                                                                      Professora dra. Flavia Aparecida Oliveira Santos,Coordenadora do curso Ciência da Computação da Unifenas.

Projetos apresentados como requisitos de avaliação da disciplina Sistemas Embarcados. Organização: Prof. Celso de Ávila Ramos Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UNIFENAS

Primeiro projeto: o Sistema Residencial Para o Controle e Economia de Água.

Grupo: Ediara Avila Romes da Silva, Hiago Francisco Oliveira, Ingrid Vieira Alves , Fabrício Moreira Oliveira, Jéverson Gabriel Abreu  e Júlio Evangelista Silva

Neste projeto os alunos do sexto período utilizaram o Arduíno para definir um limite diário do consumo de água e informar se este foi ultrapassado ou está abaixo do limite definido. Assim, se o limite for atingido, o reservatório será fechado automaticamente. Caso esteja vazio ou com o seu limite abaixo do normal, a água será liberada. Esse projeto sustentável pode ser utilizado para controle de gastos com a conta de água, auxiliando a população no dia a dia.

20171121_192737[1]20171121_192751[1]

IMG-20171121-WA0011[2]

Segundo projeto: Semáforo Sônico

Grupo: Diego Pereira, Diego Paiva, Jonathan Marques e Lucas José

Neste projeto voltado à acessibilidade, os alunos do sexto período desenvolveram um semáforo com alarme sonoro para que as pessoas com deficiência visual possam andar com mais liberdade nos lugares com trânsito intenso.

20171121_190838[2]

20171121_190852[2]

20171121_190938[2]

Terceiro projeto: Controle De Luz Por Palmas

Grupo: Yago de Oliveira Silva e Souza e Hudson Rodrigues

Neste projeto, os alunos do sexto período desenvolveram um dispositivo para simplificar atividades domésticas, como acender uma luz ou ligar eletrodomésticos. O dispositivo ativa aparelhos eletrônicos a partir do ato de bater palmas. Desta forma, os usuários do sistema não precisam sequer tocar em interruptores ou botões para ligar ou desligar seus aparelhos domésticos, basta bater palmas.

IMG-20171121-WA0014[1]

IMG-20171121-WA0015[1]IMG-20171121-WA0018[1]

IMG-20171121-WA0017

Quarto projeto: Prototipagem De Uma Trena Eletrônica Open-Source

Grupo: Bruno dos Santos Gomes, Jean Aparecido Silva de Oliveira e Jean Carlos Fernandes

Neste projeto os alunos do sexto período desenvolveram uma trena capaz de calcular a área de um local fechado por meio do clique em um botão. O sistema é composto por sensores ultrassônicos capazes de medir distâncias. A utilização do microcontrolador do Arduino permite calcular de forma prática a área do ambiente e exibi-la em um display. Este projeto pode ser utilizado por profissionais da Construção Civil, Engenharia e Arquitetura.

IMG-20171122-WA0009

 

20171121_191907[1]

IMG-20171122-WA0010[2]

Quinto projeto: Frequência Cardíaca Via Sistemas Embarcado

Grupo: Antônio Marçal, João Toledo Lion, Lucas Domiciano Silva, Marcelo Augusto, Matheus Augusto e Patrick Ferreira

Neste projeto os alunos do sexto período utilizaram um sensor ECG (eletrocardiograma) dentro dos conceitos de sistemas embarcados para auxiliar atletas e pacientes hipertensos. Com o aumento no número de doenças cardíacas em todo mundo, é de suma importância um sistema que consiga remotamente avaliar a atividade de um coração, seja de um paciente já hipertenso ou apenas por prevenção. Este é um projeto de loT (Internt da Coisas), tecnologia que está cada vez mais presente no nosso dia a dia.

 

20171121_192110[2]

20171121_192030[2]

IMG-20171122-WA0008[2]

Sexto Projeto: Casa Sustentável

Grupo: Alysson Marques Júlio, Gleison Alves Cabral, Jhony Felipe Ferreira de Souza, Raphael Maciel Vilela e Renan Higor Vilela e Santos

Neste projeto os alunos do sexto período desenvolveram um sistema de automação residencial, onde o usuário do sistema terá todo o controle da sua residência via Smartphone ou Web. O uso de sistemas embarcados possibilita uma enorme expansão de possibilidades na questão de automação residencial. É certo que este campo ainda há de crescer muito.

IMG-20171122-WA0012

20171121_190632[2]

IMG-20171122-WA0013[2]

 

 

 

Sétimo Projeto: Domótica e o Ciclo da Água

Grupo: Cleiton Sousa, Raphael Pereira Duarte e Douglas Tiburso

Neste projeto os alunos do sexto período desenvolveram um sistema para uma casa ecológica. Com o uso da tecnologia de um sistema embarcado, a casa ecológica aproveita a água da chuva para abastecer os reservatórios para uso futuro, entrando assim no conceito de domótica, que é a junção dos termos “domus” (casa) e robótica.

20171121_192442[1]

20171121_193001[1]

20171121_192923[1]

IMG-20171122-WA0006[1]

 

 

Oitavo Projeto: Sistemas de Segurança para Exposição de Jóias

Grupo: Jeferson Prado Marques, Mayra Magalhães, Victória Reis e Vinicius Ribeiro

Neste projeto, os alunos do sexto período desenvolveram um sistema antifurto aplicável em estabelecimentos comerciais como loja e joalherias. Para tanto, utilizaram o microswitches, um periférico capaz de detectar pequenos movimentos, como a retirada de uma redoma de proteção, por exemplo. Esse projeto possibilitou que se compreendesse, na prática, diversas maneiras de se proteger algo valioso.

20171121_192558[1]

20171121_192554[1]

IMG-20171122-WA0007[1]

 

 

 

 

 

 

A mais recente conquista do curso Ciência da Computação Unifenas

22256592_1266851900087416_1777371041597007214_o

A mais recente conquista foi no STARTUP RUN, realizado em Alfenas, nas últimas semanas.Desta vez os aplausos foram direcionados para o acadêmico Alexandre Nunes do oitavo período que conquistou o 2º lugar, para satisfação geral dos colegas de sala, familiares, amigos e claro, dos professores que se sentem orgulhosos com as conquistas de seus pupilos.

Aqui deixo meus parabéns, aos alunos do curso Ciência da Computação Unifenas, e a todos os envolvidos em eventos promissores que destacam os talentosos e competentes acadêmicos.

Professora dra. Flavia Aparecida Oliveira Santos,Coordenadora do curso Ciência da Computação da Unifenas.

JORNAL DOS LAGOS

  Alfenas,sábado,04 de novembro de 2017

Aplicando metodologias Ativas para o sexto período “plickers” data 01/11/2017

IMG_2602 IMG_2600 IMG_2591 IMG_2587 IMG_2588 IMG_2584 IMG_2579 IMG_2580 IMG_2571 IMG_2563 IMG_2561Mais uma vez o professor;José Claudio de Sousa Reis aplicou, o mas no método usado no curso da Ciência da Computação UNIFENAS,a Metodologia Ativa em forma de perguntas e respostas,como se pode ver nas imagens acima.

Aplicando Metodologias Ativas no oitavo período: “PLICKES” DATA 31/10/2017

 

IMG-20171101-WA0025[1]

IMG-20171101-WA0023[1]

IMG-20171101-WA0024[1]

 

     DISCIPLINA: QUALIDADE DE SOFTWARE

PROFESSOR : JOSE CLAUDIO DE SOUSA REIS

DATA 31/10/2017

BANCA DE QUALIFICAÇÃO TCC – 27/10/2017

IMG-20171031-WA0018[1]

Projeto TC II – Ficha unica de saúde

Autores: Eduardo Elias Pereira,Gláucio Barbosa de Souza,Rhuan Gonzaga da Cunha e Vinicius Spneli Forzan Silva.

 

 

IMG-20171031-WA0019[1]

Projeto: PIME- Plataforma de informação da merenda escolar

Autores: Gustavo de Paiva Caiafa e Matheus Ferreira Carvalho

 

 

IMG-20171031-WA0020[1]

Projeto: Sistemas integrado de avaliação física e nutricional

Autores: Fernanda de Carvalho e Letícia de Paula Silva

 

 

 

IMG-20171031-WA0017[1]

Projeto: Tecnologia assistiva

Autores: Denis Pereira,Roney Braz Rodrigues e Kelry Azevedo Fernandes

 

 

IMG-20171031-WA0015[1]

Projeto: DDD- Domain Drive Design

Autores: Carolina Ferreira Cabral

 

IMG-20171031-WA0011[1]

 

Projeto: Estudo do comportamento de condutores veiculares por meio de redes neurais artificiais utilizando Aforce e Pybrain

Autores: Mauro Cesar Araujo Soares

 

 

IMG-20171031-WA0013[1]

Projeto: Gerenciador de Mensalistas com análise financeira de clientes

Autores Claudinei Pitta Irineu,Nicolas Lorenzoni Batista,Rafael de Carvalho Oliveira,Wagner Luis Lopes Roman

 

IMG-20171031-WA0016[1]

Projeto: Aplicação de dispositivo móvel com horário de ônibus e acessibilidade para deficientes visuais

Autores: Leandro Gallo dos Santos, Nicésio Jose de Carvalho Junior e Rafael Paulino de Oliveira